noticias Seja bem vindo ao nosso site URUBUPUNGÁ NEWS !

CIDADE

Castilhense Miguel Luques participará de encontro culinário inédito com pratos típicos mineiro e baiano

Publicada em 12/05/22 às 13:00h - 575 visualizações

MARCO APOLINÁRIO


Compartilhe
Compartilhar a noticia Castilhense Miguel Luques participará de encontro culinário inédito com pratos típicos mineiro e baiano  Compartilhar a noticia Castilhense Miguel Luques participará de encontro culinário inédito com pratos típicos mineiro e baiano  Compartilhar a noticia Castilhense Miguel Luques participará de encontro culinário inédito com pratos típicos mineiro e baiano

Link da Notícia:

Castilhense Miguel Luques participará de encontro culinário inédito com pratos típicos mineiro e baiano
 (Foto: DIVULGAÇÃO )
SÃO PAULO - O culinarista castilhense, Miguel Luques, embarcou para a capital paulista na manhã desta quinta-feira (12), para dar início a uma nova etapa de sua carreira profissional. 

Com 04 anos de experiência no ramo de marmitaria, Miguel conquistou o paladar dos castilhenses com inovações em seu cardápio, que difere muito das opções alimentares oferecidas pela maioria absoluta dos produtores de quentinhas.

Entre tais inovações, estão adaptações de pratos famosos da culinária internacional e também pratos típicos nacionais aos quais ele sempre empresta sua visão única como Chef. 

Essa variação também tem lhe rendido diversas encomendas de jantares especiais ou almoços de finais de semana, para castilhenses e moradores de outras cidades vizinhas, interessadas em apreciar algumas peculiaridades da cozinha internacional, com destaque para os famosos pratos italianos, gregos, árabes e japoneses.

No ano passado, Miguel também decidiu compartilhar com os internautas parte de suas técnicas e dicas culinárias, criando no Youtube o canal Sabores do Mi (https://www.youtube.com/channel/UCtqgrDN9JEBIM14ReB8qwzg), que atualmente possui 42 vídeos e 263 seguidores de várias partes do país.

Foi essa ideia de compartilhar virtualmente as suas técnicas que o aproximou de outro Chef famoso no mundo virtual: o culinarista baiano J. Souza, com o qual passou a trocar receitas e formular algumas propostas de parcerias para futuros trabalhos conjuntos.

MINAS com BAHIA
Fruto desta troca de experiências, J. Souza e Miguel decidiram dar um passo ousado: realizar no Parque do Lago, em São Paulo, o inédito encontro culinário “Minas com Bahia”. 

O evento que acontecerá neste próximo domingo (15/05), será realizado na rua Nagaça, nº 1, onde Miguel apresentará um variado cardápio da culinária Mineira, enquanto J. Souza faz sua própria leitura da culinária Baiana.

A iniciativa conjunta retrata exatamente o espírito inovador de Miguel Luques, que ficou conhecido em nível regional e até rompeu os limites estaduais com suas exposições de artes plásticas e técnicas exclusivas desenvolvidas por ele mesmo. Enquanto isso, iniciava suas pesquisas com o artesanato, produzindo peças exclusivas que retratam as potencialidades castilhenses. 

Com a culinária, não é diferente. Miguel não segue “receitas prontas”. Substituindo temperos e produtos, ele faz uma releitura de pratos nacionais e internacionais cujo sabor inigualável já se transformou em referência.

Além destas atribuições, Miguel também é cofundador da Associação dos Artesãos de Castilho e foi recentemente empossado presidente do Conselho Municipal do Turismo.

REPERCUSSÃO
Antes de viajar para São Paulo, Miguel conseguiu reunir-se com a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Silvânia Cintra, e lhe apresentou a ela o projeto que será executado neste domingo. 

A iniciativa causou impacto positivo na secretária, que já alertou sua equipe técnica para ficar atenta a qualquer possibilidade de indicar e inscrever o culinarista em qualquer evento que possa ajudar a divulgar o potencial gastronômico de Castilho:

“Infelizmente, Castilho nunca mais esteve presente nos grandes eventos culturais promovidos pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Estamos fortalecendo e incentivando os grupos locais a se prepararem para estes acontecimentos. Nosso objetivo é inscrever o máximo de castilhenses possível na programação do Juntos Pela Cultura de 2023, e o Miguel é, sem dúvida alguma, uma excelente aposta para compor a equipe que representará nosso município no próximo ano”, afirmou Silvânia.

CONHEÇA OS CHEFs
J. Souza é um baiano nascido no sul da Bahia, mais precisamente na belíssima cidade de Ituberá, localizada na região praiana daquele Estado. Em suas redes sociais, J. Souza faz questão de referenciar repetidas vezes a região onde nasceu, mencionando cidades como Ilhéus, Itacaré e Morro de São Paulo. A paixão dele pela culinária praiana começou no próprio quintal de casa, como ele mesmo relata:

“Eu já tinha uma experiência com quiosque na Bahia. Depois, montei o restaurante El Shadday, especializado em comida baiana. A minha intenção era mostrar a culinária diferenciada em São Paulo, fazendo os pratos que são mais consumidos nas praias da Bahia, como a moqueca de peixe e também a de camarão. Aí peguei gosto nessas divulgações e cresci com o nome e culinária de sabor baiano! Hoje estou no mercado com o nome de #jsouzacomidabaiana, levando o marketing internacional da culinária! O nosso maior orgulho é, sem dúvida, divulgar a rica culinária regional das praias do Estado da Bahia!”

Miguel Luques ficou regionalmente conhecido pela sua vasta produção plástica, inclusive com o lançamento de técnicas próprias de pintura. Ao longo desta trajetória, realizou exposições em diferentes espaços, cidades e estados brasileiros. A paixão por inovar na produção de drinques e petiscos, resultou em uma incursão mais profunda pela culinária, à qual acrescentou grandes contribuições pessoais tanto na culinária nacional quanto internacional.

“Em casa, costumamos dizer que Sabores é coisa de Família e por isso mesmo eu criei o ‘Sabores do Mi’, onde faço minhas humildes contribuições para realçar ainda mais os sabores de pratos tradicionais, tanto brasileiros quanto de várias outras partes do mundo. Através do canal no Youtube, várias outras propostas de parceria foram surgindo, inclusive esta com o J. Souza que é muito promissora. Então, se você estiver em São Paulo neste final de semana ou tiver familiares e amigos residindo lá, prestigie e recomende o grande encontro ‘Minas com Bahia’, pois ninguém sairá de lá arrependido”, finaliza Miguel.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

3 comentários


Jsouza

12/05/2022 - 15:38:21

Meus agradecimentos a todos envolvidos, culinária praia do Estado da Bahia!


Jsouza

12/05/2022 - 15:38:19

Meus agradecimentos a todos envolvidos, culinária praia do Estado da Bahia!


Jsouza

12/05/2022 - 15:38:19

Meus agradecimentos a todos envolvidos, culinária praia do Estado da Bahia!


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (18) 9 9686-6217

Visitas: 955484
Usuários Online: 34
Copyright (c) 2024 - URUBUPUNGÁ NEWS
Converse conosco pelo Whatsapp!