noticias Seja bem vindo ao nosso site URUBUPUNGÁ NEWS !

ESPORTE

Grupo que atravessará 830 km do Rio Paraná a bordo de caiaque passa por Castilho domingo

Publicada em 25/09/21 às 11:04h - 808 visualizações

SIDNEI FERREIRA /


Compartilhe
Compartilhar a noticia Grupo que atravessará 830 km do Rio Paraná a bordo de caiaque passa por Castilho domingo   Compartilhar a noticia Grupo que atravessará 830 km do Rio Paraná a bordo de caiaque passa por Castilho domingo   Compartilhar a noticia Grupo que atravessará 830 km do Rio Paraná a bordo de caiaque passa por Castilho domingo

Link da Notícia:

Grupo que atravessará 830 km do Rio Paraná a bordo de caiaque passa por Castilho domingo
 (Foto: DIVULGAÇÃO)

CASTILHO – O grupo que realiza a “Travessia do Bem” pelas águas do Rio Paraná deve chegar a Castilho neste domingo,26, a bordo de caiaque. A viagem teve início nesta semana, dia 22, na nascente do Rio Paraná, em Aparecida do Taboado-MS e tem como destino a usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu.

Serão ao menos 830 km de percurso fazendo um registro histórico da bacia hidrográfica do segundo maior rio da América do Sul e 8º maior do Mundo que impacta mais de 60 milhões de pessoas no Brasil.

Antes de seguir viagem, ao passar em Castilho o grupo deve pernoitar na Pousada Dany (Porto Independência), onde deve interagir com moradores e autoridades locais.

TRAVESSIA DO BEM - A bordo de caiaques para poder observar os detalhes e as sutilezas do percurso ao entorno do rio, ambientalistas, documentaristas, fotógrafos e jornalistas vão registrar as boas ações de pessoas, comunidades e empresas que fazem a diferença na preservação ambiental da região, documentar a situação das reservas e unidades de conservação ao longo do caminho, fazendo inclusive, uma contagem dos avistamentos da fauna ao longo do trajeto.

O resultado será produzido um livro fotográfico e um documentário registrando os desafios da expedição, além da preservação das unidades de conservação, a fauna avistada no trajeto e as histórias das pessoas, que serão distribuídos para bibliotecas, escolas e entidades ambientais.

 A travessia passará por diversas cidades do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, 24 portos fluviais, 14 parques e reservas naturais e quatro represas/usinas hidrelétricas num total de 28 dias de expedição.

 Parcerias em prol da comunidade ribeirinha:

A expedição conta com parcerias que vão levar diversos benefícios às comunidades ribeirinhas como energia solar, por exemplo, através da ONG CONSCIÊNCIA LIMPA, ong que estimula a energia renovável. Serão distribuídos kis com duas placas solares, bateria e inversor com capacidade para carregar equipamentos eletrônicos.

 Já a ONG RIO PARANÁ vai coletar amostras das águas para serem analisadas em laboratórios de referência para detectar e medir a presença de Agrotóxicos, metais pesados, além da observação de bio-indicadores e micro-plástico em suas águas. Essa iniciativa pode ser um marco não apenas no desenvolvimento de políticas de preservação, como investigação da influência da água na Ictiofauna, flora e populações ribeirinhas.

 Para multiplicar os resultados da jornada, a expedição tem o apoio da Pangeia, um ecossistema de negócios sustentáveis que cria e abraça iniciativas baseadas no desenvolvimento social, econômico e ambiental. Suas ações visam a engajar seres humanos e organizações para a construção de um futuro mais verde, mais integrado e mais justo.

Através da ONG Iniciativa Verde haverá a compensação de carbono de toda travessia com plantação de arvores nativas na Floresta Atlântica.

“A Travessia do Bem no Rio Paraná é muito mais do que uma aventura. É uma oportunidade única de captação de informações sobre produtores sustentáveis, de mapeamento de iniciativas regionais baseadas na economia circular e regenerativa para identificação de alternativas para a geração de renda. E com a análise desses dados a travessia poderá vir a ser um divisor de águas para a economia ao longo do Rio Paraná”, explica o idealizador e coordenador do projeto”, Marcelo Figueiral.

A Travessia do Bem conta com o patrocínio da Tilabras e BTJ Aqua e apoio da GEBIO – Grupo de Estudos em Proteção a Biodiversidade , ONG Consciência Limpa, Curtlo, Inciativa Verde, Ong Rio Paraná, Rota dos Pioneiros, Revolução Pangeia , Mitsubishi Motors, Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura – Universidade Estadual de Maringa , Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais – Universidade Estadual de Maringá, CORIPA, Instituto Senai de Inovação, Tinnova, Piratas da Ilha, Pier da Marina de Três Lagoas, Brazinco, Flavinho de Mel, Tachão de Ubatuba. Carpe Die Academia e Rancho River Place.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (18) 9 9686-6217

Visitas: 939196
Usuários Online: 34
Copyright (c) 2024 - URUBUPUNGÁ NEWS
Converse conosco pelo Whatsapp!