CASTILHO – A Secretaria Municipal de Saúde de Castilho ampliou a vacinação contra gripe para o público em geral em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, incluindo as da zona rural.
A medida visa conter o aumento de casos de síndrome gripal, que tem registrado números crescentes, com algumas pessoas internadas em quadro grave e pelo menos um óbito em investigação de um idoso de 78 anos que não havia tomado a vacina.
De acordo com o secretário de Saúde, Demilson Cordeiro, a vacinação está disponível no Centro Integrado de Saúde (CIS) e nas UBSs dos bairros Laranjeiras, Alípio e Alvorada, das 8h às 18h, para todos os públicos. Já nas UBSs da zona rural, Jupiá e São Luiz, a vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30.
“Estamos preocupados com a possibilidade de aumento de casos nos próximos dias, devido à previsão da queda de temperatura”, alerta o secretário.
Os números registrados neste mês de maio são alarmantes: A Vigilância Epidemiológica informa que 44 pacientes foram atendidos na atenção básica com sintomas respiratórios e outros 177 pacientes atendidos no hospital “José Fortuna” com síndrome gripal.
Atualmente, há 4 pacientes internados em Castilho com síndrome respiratória aguda grave e outros dois estão internados em Andradina.
“A vacinação é uma medida importante para prevenir a gripe e suas complicações. A população é incentivada a se vacinar para proteger a si mesma e à comunidade”, finalizou o secretário.