noticias Seja bem vindo ao nosso site URUBUPUNGÁ NEWS !

CIDADE

Agentes de Saúde de Nova Independência agora também são técnicas

Publicada em 20/10/23 às 16:17h - 436 visualizações

SIDNEI FERREIRA


Compartilhe
Compartilhar a noticia Agentes de Saúde de Nova Independência agora também são técnicas  Compartilhar a noticia Agentes de Saúde de Nova Independência agora também são técnicas  Compartilhar a noticia Agentes de Saúde de Nova Independência agora também são técnicas

Link da Notícia:

Agentes de Saúde de Nova Independência agora também são técnicas
 (Foto: URUBUPUNGÁ NEWS )

NOVA INDEPENDÊNCIA – Ao menos 09 Agentes Comunitárias de Saúde ou de Endemias passarão a atuar também como Técnicas em Saúde durante as visitas domiciliares em Nova Independência. A formatura foi na manhã desta sexta-feira,20, na Câmara de Vereadores com presença do prefeito Fernando Macchi Santana, da secretária municipal de Saúde, Liamar Masselani, e de representantes da DRS-Araçatuba, Celso Martins e Alessandra.

Para obter o diploma de técnicas, todas elas tiveram que passar por um curso de capacitação pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), com 1.300 horas/aulas de formação. O curso foi dividido em duas etapas, a teórica sendo no sistema EAD (Ensino A Distância), aplicado pela própria Universidade e a outra parte prática com apoio das enfermeiras locais.

O prefeito Fernando Santana parabenizou o grupo pelo empenho e dedicação. Especialmente por abraçarem a causa em busca de levar uma saúde com mais qualidade a casa de cada morador.

As Agentes – que agora também atuarão como profissionais técnicas, são: Ana Carina Barbosa Sobrinho Torres, Angélica Virgínia Cardoso de Souza, Cláudia Santo da Silva, Edneia de Oliveira, Eliana Cristina Martins Modesto, Lindaura Antônia de Oliveira, Luciene da Silva Alves, Márcia Cristina Peres de Oliveira e Vanda de Aguiar.

Com a nova formação, as agentes poderão verificar pressão arterial dos moradores, aplicar teste de glicemia capilar e ajudar controle de doenças crônicas, pois agora possuem conhecimento técnico para melhor orientar os pacientes.

DISCURSOS – A formanda Ana Barbosa foi a escolhida como oradora da turma. Em seu discurso falou do orgulho em fazer parte desse momento tão significativo.

“Sempre digo essa frase que nós Agentes Comunitários de Saúde somos o coração da saúde, pois através de nós conseguimos entrar nas casas das pessoas, a cada um no que se faz necessário, brindando com a prevenção e promoção de saúde...”, pronunciou Ana Carina

Celso Martins, articulador na Saúde Básica pela DRS-Araçatuba, disse que essa nova função das agentes visa melhorar ainda mais os indicadores de Nova Independência.

“A cidade já vem se destacando na região e esse curso ajuda melhorar na qualidade do serviço do usuário do SUS, bem como na vinda de mais recursos para o município”, elogiou Martins.

A enfermeira preceptora do Programa Saúde com Agente, Valéria Marinho Capuchinho, também fez uso da palavra e enalteceu o trabalho de cada agente, agora técnica.

“A missão é nobre e fundamental. Pois vocês trabalham na linha de frente, conhecendo de perto as necessidades e a realidade da população. Vocês são os olhos e os ouvidos do sistema de saúde. Vencer não é dizer a todos que somos os melhores, mas a nós mesmos que somos capazes”, finalizou Valéria,

Por fim, a secretária municipal de Saúde, Liamar Aparecida Masselani deixou sua mensagem a todas:

“Gostaria de fazer um agradecimento em especial para a Vanderleia, Andreia e Janaina que não mediram esforços para organizar tudo com o maior carinho pata nós comemorar este dia muito especial que é a formatura de nossos agentes comunitários de saúde e de endemias e que agora com grande orgulho passam a ser Técnicos em Agente Comunitário de Saúde e Técnicos em Agentes de Combate às Endemias”, concluiu. 

 A vereadora Sônia Teixeira, que também é enfermeira no município, presenteou cada técnica com um pequeno mimo e desejou sucesso a todas na nova missão. 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Noeli

21/10/2023 - 05:10:04

Parabéns a todas pela conquista.Conhecimento salva vidas. Sucesso.👏👏👏.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (18) 9 9686-6217

Visitas: 956795
Usuários Online: 38
Copyright (c) 2024 - URUBUPUNGÁ NEWS
Converse conosco pelo Whatsapp!