noticias Seja bem vindo ao nosso site URUBUPUNGÁ NEWS !

CIDADE

Hospital de Amor e Prefeitura de Castilho terão ação conjunta para cadastro de doadores de Medula Óssea

Publicada em 04/09/25 às 19:16h - 250 visualizações

ASSESSORIA DE IMPRENSA


Compartilhe
Compartilhar a noticia Hospital de Amor e Prefeitura de Castilho terão ação conjunta para cadastro de doadores de Medula Óssea    Compartilhar a noticia Hospital de Amor e Prefeitura de Castilho terão ação conjunta para cadastro de doadores de Medula Óssea    Compartilhar a noticia Hospital de Amor e Prefeitura de Castilho terão ação conjunta para cadastro de doadores de Medula Óssea

Link da Notícia:

Hospital de Amor e Prefeitura de Castilho terão ação conjunta para cadastro de doadores de Medula Óssea
 (Foto: DIVULGAÇÃO)

CASTILHO – “Seja o herói de alguém!”. Com esse slogan uma equipe do Hospital de Amor (Barretos) estará em Castilho para cadastrar doadores voluntários de medula óssea. No dia 26 de setembro, das 8h às 18h, o Centro Integrado de Saúde (CIS) será palco de uma ação conjunta entre a Prefeitura e a ONG Matheus Vive, em parceria com o Hospital de Amor.

Essa iniciativa ocorre mais de 15 anos após a última ação semelhante na cidade e foi motivada pelo caso da jornalista e esteticista Paula Bonfim, que se cadastrou como doadora naquela época e recentemente foi identificada como compatível com um paciente através do REDOME (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea).

A medula óssea é um tecido gelatinoso encontrado no interior dos ossos, responsável pela produção de células sanguíneas. O transplante de medula óssea é um tratamento indicado para doenças que afetam as células do sangue, como leucemias e linfomas. No entanto, encontrar um doador compatível é um desafio, pois a chance de compatibilidade é de cerca de 1 em cada 100 mil habitantes.

Para se cadastrar como doador de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico

 AÇÃO EM CASTILHO -  Na última semana uma reunião técnica entre equipe de enfermagem do Hospital de Barretos com a Saúde de Castilho, Ong Matheus Vive e a proponente da ação definiram os detalhes desta campanha. Para maior resultado, haverá busca ativa e preenchimento de pré-cadastro junto aos interessados. Além disso, serão realizadas mobilizações em locais públicos, como postos de saúde, comércio e igrejas. Os agentes de saúde também serão orientados a participar da ação.

 

O que é o REDOME?

O REDOME é um registro nacional que centraliza as informações cadastrais de pessoas dispostas a doar medula óssea para pacientes que não possuem doadores na família. Quando um paciente precisa de transplante, o REDOME é consultado para encontrar um doador compatível.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (18) 9 9686-6217

Visitas: 1307728
Usuários Online: 66
Copyright (c) 2025 - URUBUPUNGÁ NEWS - SITE DE NOTÍCIAS DA REGIÃO DE CASTILHO, ANDRADINA, MURUTINGA DO SUL, GUARAÇAÍ E NOVA INDEPENDÊNCIA
Converse conosco pelo Whatsapp!