noticias Seja bem vindo ao nosso site URUBUPUNGÁ NEWS !

CIDADE

Deputado José Américo provoca audiência com MP pela volta dos peixes ao rio Paraná

Publicada em 23/09/21 às 08:52h - 256 visualizações

DIVULGAÇÃO


Compartilhe
Compartilhar a noticia Deputado José Américo provoca audiência com MP pela volta dos peixes ao rio Paraná    Compartilhar a noticia Deputado José Américo provoca audiência com MP pela volta dos peixes ao rio Paraná    Compartilhar a noticia Deputado José Américo provoca audiência com MP pela volta dos peixes ao rio Paraná

Link da Notícia:

Deputado José Américo provoca audiência com MP pela volta dos peixes ao rio Paraná
 (Foto: URUBUPUNGÁ NEWS )

CASTILHO -  Com a participação do prefeito de Castilho, Paulo Duarte Boaventura, de pescadores da cidade, bem como de representantes do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), o deputado José Américo provocou uma audiência pública junto ao Ministério Público Federal para debater o repovoamento de peixes no rio Paraná. Conforme denúncias e queixas de famílias ribeirinhas, as hidrelétricas não cumprem suas contrapartidas ambientais e isso tem afetado diretamente a vida de quem depende da pesca.

 A audiência pública, por iniciativa do Ministério Público Federal do Estado de Mato Grosso Sul, ocorreu na última terça-feira,21, e discutiu a falta crônica de peixes na região localizada à jusante da represa de Jupiá, nos municípios de Castilho-SP e Três Lagoas - MS, bem como à montante da represa de Porto Primavera, em Rosana (SP).

O principal motivo é o não cumprimento pela CESP( grupo Votorantim) da obrigação de soltar peixes ( alevinos) nesta região, já que a reprodução natural tem sido dificultada pelos obstáculos das barragens às piracemas. A mesma coisa tem acontecido com a concessionária chinesa CTG em Ilha Solteira e também em Jupiá.

Segundo pescadores que participaram do encontro, coordenado pela promotora do MPF de Três Lagoas, dra Luísa Astarita Langoi, outros fatores também explicam a diminuição do pescado, entre os quais, a sujeira em forma de lodo e de plantas aquáticas e a redução do fluxo da água pelas hidreletricas, comprometendo a corrente do Rio Paraná.

Apenas nos municípios de Castilho (SP) e Três Lagoas (MS) há pelo menos 800 ranchos de pesca, responsáveis pela sobrevivência de mais de duas mil pessoas. Participaram também da audiência pública a promotora federal de Corumbá, dra Samara, o assessor jurídico da prefeitura de Castilho, dr. Jamil Kassab, o  presidente do COMTUR – Sidnei Ferreira, além de representantes dos prefeitos de Três Lagoas (Kleber) e de Ilha Solteira (Luanda). Donos de pousadas e integrantes da colônia de pescadores de Três Lagoas também participaram e deram seus respectivos depoimentos sobre o caso. 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (18) 9 9686-6217

Visitas: 951436
Usuários Online: 37
Copyright (c) 2024 - URUBUPUNGÁ NEWS
Converse conosco pelo Whatsapp!